quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

[RESENHA] - A PATA DO MACACO



"Cuidado com o que deseja, você pode não ficar contente com a forma com que ele é realizado".

A pata do macaco é um conto escrito por W.W. Jacobs, eu entrei em contato com ele primeiramente na Antologia de Literatura Fantástica, organizada pelos escritores: Jorge Luis Borges, Adolfo Bioy Casares e Silvina Ocampo, publicado no Brasil pela editora Cosac Naify, nessa lindíssima edição:





Tenho que admitir que essa é uma antologia que não me agrada muito, porém esse conto em especial me chamou a atenção (ainda não li todos, mas a maioria). Vou comentar brevemente o conto pois como ele é curto se eu me prolongar contarei ele todo.

***

Certa noite a família White, composta pelo patriarca Sr. White, a Sr. White e o filho Herbert White, recebe a visita de um sargento que voltou da Índia, e ele apresenta a família um artefato mágico, uma pata de macaco.
O sargento diz que um faquir a lançou um feitiço para que ela realizasse três desejos para o homem que a possuísse. Assim como a conhecida lâmpada mágica. 
 Herbert se livra da pata deixando-a com a família White. Embora ele tenha dado vários avisos para que a família a destruísse, e que não usasse (pelo visto o sargento não se deu bem usando a pata) tive a impressão que ele sentiu um certo alívio por se livrar do artefato.
O sargento vai-se embora...
Duvidando da história Sr. White pede a pata 200 libras para comprovar a veracidade da lenda. Herbert se retira para o trabalho.
Agora digo que ele recebeu o dinheiro desejado, de um homem que bateu na sua porta no dia seguinte. Mas a que custo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário