Douglas Adams - Um dos poucos homens a contemplar o universo em sua totalidade, ao lado de Einstein, Hubble, Feynman, segundo o prefácio de Bradley Trevor Greive - foi um escritor e comediante Inglês nascido em 11 de março de 1952 e morto em 11 de maio de 2001, estupidamente cedo aos 49 anos.
O livro de Douglas Adams logo em seu prefácio já nos demonstra seu caráter crítico e absurdamente cômico, ao nos apresentar trechos, como:
- Referindo-se a terra e seus habitantes:
"Este planeta tem - ou melhor tinha - o seguinte problema: a maioria de seus habitantes estava quase sempre infeliz. Foram sugeridas muitas soluções para esse problema, mas a maior parte delas dizia respeito basicamente à movimentação de pequenos pedaços de papel colorido com números impressos [...]"
Ou ainda:
"E então, uma quinta-feira, quase dois mil anos depois que um homem foi pregado num pedaço de madeira por ter dito que seria ótimo se as pessoas fossem legais uma com as outras para variar, uma garota, sozinha numa pequena lanchonete em Rickmansworth, de repente compreendeu o que tinha dado errado todo esse tempo e finalmente descobriu como o mundo poderia se tornar um lugar bom e feliz [...]"
Em suma, o livro deseja te fazer rir, mas não sem antes instigar o leitor a pensar!
O guia do mochileiro das galaxias é uma enciclopédia publicada pelas grandes editoras da Ursa Menor que visa ajudar os famigerados viajantes e exploradores da Via Láctea em suas jornadas, por ser um livro com um número absurdo de informações ele é "publicado sob a forma de um microcomponente eletrônico subméson porque, se fosse impresso de forma convencional, um mochileiro interestelar iria precisar de diversos prédios desconfortavelmente grandes para acomodar sua biblioteca." O que me leva a crer que Doug (para os íntimos) imaginou com uma certa antecedência o que hoje chamamos de e-readers - Lembrando que o livro foi publicado em 1979.
O guia traz informações muito interessantes como por exemplo como preparar uma Dinamite Pentagalática, ou ainda as mil e uma utilidades - Incluindo o uso como arma, quando úmidas e enroladas.
O guia também possui informações sobre o planeta terra, ele diz:
"Inofensiva."
O que foi modificado após o exílio de quinze anos de Ford Prefect (um alienígena oriundo de Beteguelse II) para:
"Praticamente Inofensiva."
***
A história do livro tem inicio quando a casa de Arthur Dent está prestes a ser derrubada - pois um desvio seria construído passando onde ela se localiza - nesse momento Arthur é convencido por seu amigo Ford Prefect (que ao vir a terra achou que esse seria um nome comum) a ir ao bar beber pois o fim do mundo estava próximo.
*Uma observação engraçada sobre o alienígena Ford, em Betelgeuse II seu apelido é Ix que pode ser traduzido como "menino que não sabe explicar direito o que é um Hrung e nem por que ele resolveu cair em cima de betelgeuse IV". - Leiam para saber o porque.
E de fato estava, uma raça chamada Vogon iriam destruir a terra para construir um desvio. Ao ser destruída, Arthur e Ford pegam carona na nave Vogon e a partir desse momento passam por uma série de aventuras:
- Ouvir o Vogon comandante recitar um poema (terceiro pior poema da galáxia segundo o guia).
- Vão a bordo da nave coração de ouro ao lado do presidente da galáxia (um homem com duas cabeças), e um robô depressivo Marvin.
- Encontram a resposta para a vida o universo e tudo mais (na verdade ninguém sabe realmente a pergunta) dada pelo Pensador Profundo e ela é 42.
- Utilizam o gerador de improbabilidade infinita, transformando dois misseis em uma cachalote e um vazo de petúnias. (Minha parte predileta do livro), o vídeo abaixo mostra essa cena :
"Curiosamente, a única coisa que passou pela mente do vaso de petúnias ao cair foi: Ah, não, outra vez! Muitas pessoas meditaram sobre esse fato e concluíram que, se soubéssemos exatamente por que o vaso de petúnias pensou isso, saberíamos muito mais a respeito da natureza do Universo do que sabemos atualmente."
Genial!
Não pretendo agora estender-me muito mais aqui pois esse é um livro cuja a leitura vale muito a pena, além de divertido ele possui colocações inteligentíssimas. Como estudante de física esse livro muito me agradou também!
É isso aí, leiam e NÃO ENTREM EM PÂNICO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário