sábado, 10 de janeiro de 2015

[RESENHA] - SALEM



"A cidade zelava mais pelas obras do demônio do que pelas obras divinas ou humanas. Conhecia a escuridão. E a escuridão lhe bastava".

Este é o segundo romance de Stephen King, e segundo romance dele que eu leio. O que posso dizer a respeito dele é que como em O Iluminado o autor constrói os personagens de maneira excepcional - não de forma tão profunda como em O Iluminado, porém temos que entender que os personagens representam as facetas de Jerusalem's Lot. De modo que enxergando a cidade como um personagem, ela torna-se muito bem caracterizada - construída.
Como toda cidade tem seus aspectos bons e ruins representados em seus moradores, porém com um sobressalto do seu lado mais 'podre'. A frase com a qual eu iniciei o texto - tirada do próprio livro - representa bem isso.
Temos Dud o zelador do lixão, um homem corcunda, com aparência desagradável, que tem como passatempo atirar nos ratos que fogem do fogo ateado no lixo depositado, ou ainda, tem uma tara por uma garota da cidade que ele não pode conquistar.
Weasel Craig, que vive na pensão de Eva Miller, oferecendo como pagamento o seu trabalho para serviços da pensão. Um homem beberrão que bebe com frequência no Dell's.
Richie Boddin o valentão da escola, um moleque gordo que gosta de arrumar encrenca com os magrelos quatro olhos.
Lawrence Crockett, dono da imobiliária local cujo a ganância trouxera o mal à cidade.
Dentre outros.
Como eu disse são muitos personagens, aprofundados de uma maneira não tão profunda, mas quando enxergamos todos juntos vemos um bom retrato da cidade.

Claro que temos personagens positivos como o prórpio Ben Mars, protagonista da história, Susan Nortan, garota de Salem que se envolve com Ben, Mark Petrie, um garoto que recém mudara-se com a família a salem, o professor Matt e o padre Galahann - que embora seja apegado com a bebida é um homem que deseja combater o MAL, como ele diz, não o mal.
Não poderia deixar de citar também a ilustre Casa Marsten, onde um grande mal ocorreu. Como disse Ben - a casa é um ídolo a observar a cidade.

*** 

A estória começa quando Ben Mars volta a Salem a fim de livra-se de assombrações passadas, oriundas de sua infância vivida lá. Chegando a Salem se envolve com Susan.
King logo no começo já nos apresenta a cidade e sua rotina, do ponto de vista de cada um de seus habitantes.
Todo o mal começa quando Ralphie um garoto de nove anos desaparece e seu irmão é internado com anêmia, vindo a falecer depois. 
Um pouco depois desse ocorrido Matt o professor abriga o embriagado Mike em sua casa, após passar mal no Dell's. Durante a noite Matt ouve Mike convidando alguém para entrar em seu quarto... amanhece morto.
Aí Matt, que encontrara Ben no Dell's anteriormente chama-o e conta a esse sua teoria sobre as ocorrências recentes...
Nesse ponto não contarei mais para não tirar a graça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário