quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

[RESENHA] - O ILUMINADO



"Este lugar desumano cria monstros humanos."

Este é um livro que tenho desde 2008 na minha prateleira (em uma versão Pocket não muito estimada por mim), naquela época cheguei a ler mais de trezentas páginas das quinhentos e oitenta e uma, por algum motivo qualquer ou por alguma força maior eu larguei a leitura, as vezes o universo tem dessas coisas misteriosas...
Hoje em 2014/2015 (ainda não me habituei com a mudança de ano) estou numa vibe de leitura de livros de horror, então após ler o festim dos corvos e as brumas de avalon iniciei (reiniciei) a leitura do livro O Iluminado, para minha surpresa a leitura me agradou e me prendeu tanto que cheguei a ler oitenta por cento do livro em uma madrugada (quando eu finalmente cai no sono, horrorizado).
Creio que o senhor Stephen King dispensa apresentações (ele que é referenciado como O Mestre do Terror - imagino que seja), e mesmo que não dispensasse eu não sou a pessoa certa nem indicada para faze-lo pois O Iluminado foi meu primeiro contato com o autor.

Falando um pouco do livro e da narrativa; Stephen King consegue de uma forma espetacular apresentar seus personagens e o íntimo do psique de cada um. O livro gira em torno principalmente da família Torrance composta por Jack Torrance (O pai), Wendy Torrance (a mãe) e um garotinho muito especial Danny Torrance (o filho).
Vou apresenta-los aqui, lembrando que meu intento não é fazer nada muito complexo nem recontar a estória, e sim apenas compartilhar as leituras que gosto e instigar a vontade de leitura nos outros.
Jack Torrance é um ex-professor de literatura, a história começa quando Jack trata com Ullman, um "Babaquinha pomposo", sobre seu emprego de zelador no famigerado hotel Overlook, no período de temporada fechada do hotel, emprego esse arranjado por um ex-colega de trabalho de Jack, Albert Shockley, dono de grande parte das ações do hotel.
Jack é um homem atormentado por fantasmas do passado, sofrera deveras devido ao alcoolismo, que causara problemas não só em seu emprego como também na convivência com sua família. O que levantou varias vezes na mente de Wendy a palavra "DIVÓRCIO". No período em que o livro tem início Jack está a aproximadamente a 14 meses sóbrio (se não me engano!), tentando dar um rumo (um reboot) em sua vida, retomando a escrita de sua peça, a reconciliação com sua esposa e passando mais tempo com o filho (alfabetizando-o).
Na parte de construção dos personagens (Jack e Wendy) Stephen King utiliza de flashbakcs onde os personagens refletem sobre uma dada ocorrência de sua vida, assim tudo nos é revelado de forma empolgante. 
Danny Torrance é um garotinho especial, Iluminado, o que significa que ele sabe mais do que as pessoas normais, ele pode saber por exemplo o que se passa na minha cabeça conforme eu escrevo esse texto ('pizza'), ou então seu amigo imaginário (ou real?) Tony o mostra coisas que vão acontecer ou objetos escondidos, pode até ver coisas que já aconteceram como imagens de um livro ilustrado - ou seja, entrar em um quarto onde certa vez uma certa pessoa foi assassinada de maneira peculiar e enxergar o encéfalo e sangue dessa certa pessoa espalhados pintando o papel de parede do recinto.
Ok, isso pode não parecer assustador, mas lembrem-se do novo emprego de Jack - zelador do Overlook, no período de temporada fechada - período no qual as tempestades de neve aumentam absurdamente deixando qualquer ser vivo no recinto ilhado.
Ok, ainda não é assustador, basta a pessoa ter os suprimentos necessários de comida (para não serem obrigados a comerem a carne dos primeiros a morrer),agasalhos e sistemas de comunicação com o mundo exterior que nada de ruim pode acontecer. Sim, eles tem tudo isso - o sistema de comunicação não por muito tempo - mas o problema é que o Overlook não é um hotel qualquer, ele é um hotel com um histórico peculiar, dentre as singulares ocorrências temos:

  1. Um suicídio;
  2. A execução de um mafioso e seus dois guardas na suite presidencial;
  3. A morte de uma velha na banheira do aparatamento 217.
dentre outras coisas...

Tony avisa Danny do perigo que ele correria no hotel no início do livro, mostrando-o em sonhos ele sendo perseguido por um ser dentro do hotel, um ser com sede de sangue, e a inscrição 'REDRUM' ('MURDER' ao contrário). Porém o garoto não faz objeções uma vez que quer agradar o pai sabendo que o emprego é importante para ele.
Bom e nesse trilho segue a história, onde um homem assombrado pelos demônios do passado é atormentado por forças maiores que ele levando-o a loucura dentro do hotel.

Recomendo a leitura desse livro demais! Eu mesmo fiquei tão empolgado que já pedi os livros Salem e It-A coisa do King para ler.
Por enquanto é isso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário